[Artigo] Naming, como é o nome da sua empresa mesmo?

 

Nos últimos anos, vemos o design ser cada vez mais importante no contexto empresarial. ” Sua ação passa a se dar na microeconomia, e na melhor tradição da perspectiva liberal – da democracia, da liberdade de discurso e de empreendimento – o designer atua como agente transformador, consolidando ideias sobre a relação mais imediata entre design e gestão de negócios” (LEITE, 2010)

Todas as empresas, seja qual for seu tamanho, ou seu segmento de mercado necessitam de uma comunicação institucional e serem conhecidas no mercado. Mas para isso, elas precisam primeiramente de um nome que as represente.

“Nomes de empresas são corruptelas, são acrônimos, são o fruto do lampejo de um empreendedor, são a combinação de nomes familiares, sua procedência é infinita…” (LEITE, 2010)

Não existe um modo sistemático, mas acredita-se que há uma forte conexão tanto positivas, quanto negativas entre o nome e a identidade empresarial ou corporativa. O nome revela a origem da marca, o princípio da sua construção e sua identidade deve refletir essa origem.

Dessa forma, um processo correto de desenvolvimento e escolha do nome de uma empresa – também chamado de Naming – pode auxiliar a empresa a posicionar-se no mercado e entre seus consumidores, facilitando a comunicação entre eles. Por outro lado, um processo incorreto ou inexistente leva a empresa, muitas vezes, a gastos ineficazes, desnecessários e sua comunicação pode não transmitir a correta mensagem aos clientes.

Existem  perguntas básicas que devemos responder ao definir um nome para a empresa:

1) Alguém já possui ou utiliza esse nome no mesmo segmento de mercado?

2) Ao atender o telefone, com uma saudação do tipo, “Nome da empresa, bom dia” esse nome causaria confusão, constrangimento ou estranheza?

3) Esse nome não é um modismo passageiro?

4) Esse nome não tem duplo sentido?

A Limonada design possui um método específico de trabalho para cada cliente, mas utilizamos algumas ferramentas que nos auxiliam no processo de naming. A imagem abaixo mostra  uma tabela  com as etapas de construção e avaliação de nomes, uma das ferramentas que utilizamos:

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Case Limonada Design: Doulalice

Fomos procurados pela cliente que possuía algumas sugestões de nomes, mas não apresentavam sonoridade, nem a essência da empresa, o feminino, o “fofo”, o conforto e o infantil sem ser “mimimi”…

Dentre as sugestões apresentadas – MammyLice, Doulalice e  A Doula – optamos por apresentar Doulalice como nome a ser adotado. Aprovado pelo cliente, apresentamos então a marca.

 

Info Doulalice
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Fonte: RODRIGUES, Delano. Naming: O Nome da Marca. Rio de Janeiro: 2AB. 2013 .118p.