[artigo] O desenho digital e a moda

O desenho de moda é a forma de comunicação que o estilista se utiliza para expressar as ideias de sua coleção. Pode ser de forma abstrata ou a mais real possível. “A moda está ligada à aparência. Com isso, tudo o que um profissional da moda quiser passar, deve ser apresentado da melhor forma possível.” (BENTO, 2008, p. 2)

A representação de formas através do desenho remonta da pré-história. Com o tempo, foram criados materiais e técnicas de representação das mais diversas. “Os materiais escolhidos pelo ilustrador são muito importantes para a obtenção de bons resultados na apresentação dos trabalhos e principalmente na qualidade do acabamento do desenho”. (BENTO, 2008, p. 3)

Atualmente, um dos recursos mais utilizados para o desenho de moda é o computador e softwares de computação gráfica, como o Corel draw, o Illustrator e o Photoshop, sendo estes dois últimos, um dos mais utilizados pela industria têxtil. Com eles é possível a representação de croquis, estampas, desenho técnico, diagramação e a criação de pranchas de apresentação.

Com o Illustrator é possível a representação de desenhos vetoriais,  que se utilizam de primitivas geométricas como o ponto, a reta e o plano para criação dos desenhos.

 

Já no Photoshop  é feita a edição de pixels, ou seja, um pixel é a menor unidade que forma uma imagem. Sendo assim, é utilizado para composições artísticas, pintura digital, manipulação e tratamento de imagens.

Estampa criada no Photoshop utilizando técnicas de recortes de imagens

 

Aqui no estúdio oferecemos três tipos de cursos, voltados para o segmento de moda e design:

  • Curso Illustrator e Photoshop para Moda: com 16 aulas, nas modalidades online e presencial – onde o aluno tem um apanho geral das principais ferramentas destes dois softwares para criação de estampas, croquis e coleções.
  • Curso Illustrator para Moda (versão módulos): são 5 módulos com 4 aulas cada, também nas modalidades presencial e online, dividido em módulo estamparia, módulo desenho técnico, modulo croqui, módulo estilização e módulo book de coleção. O aluno pode cursar um ou mais módulo, ou se preferir pode se matricular no curso completo, com o total de 20 aulas.
  • Curso Photoshop (versão módulos): são 4 módulos com 4 aulas cada, também nas modalidades presencial e online, dividido em módulo básico, módulo estamparia, Módulo Pintura digital e Módulo Tratamento de imagens. O aluno pode cursar um ou mais módulo, ou se preferir pode se matricular no curso completo, com o total de 20 aulas.

Todos os cursos com certificados. Aqui o aluno sai preparado para o mercado da moda!

Ficou interessado? Fale com a gente: contato@janainaramos.com.br


Referências:

BENTO, Camila Netto . A importância do desenho como meio de expressão. In: Colóquio de Moda, 4., 2008, São Paulo. Anais 4º Colóquio de Moda[S.l.: s.n.], 2008. p. 1-6. v. 1. Disponível em: <http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/4-Coloquio-de-Moda_2008/42522.pdf>. Acesso em: 07 maio 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *